Covilhã Cidade Fábrica é o nosso segundo webdocumentário e já está online em www.cidadefabrica.pt

Cidade Fábrica é um documentário interativo e inovador sobre a Covilhã e a indústria de lanifícios que ali se desenvolveu ao longo dos séculos. A narrativa, que não é estanque, está dividida em três tempos: Passado – Cidade Fábrica – Presente.

Com testemunhos na primeira pessoa, salvaguarda a memória coletiva, recuperando a vida na fábrica, a rotina laboral, o trabalho infantil, a desigualdade de género e a disparidade entre classes; com o contributo de especialistas, explica a evolução da indústria de lanifícios na cidade e revela o seu impressionante património industrial.

A escolha do formato tem como objetivo romper barreiras na inovação audiovisual. 

Em cidadefabrica.pt, é possível clicar nas imagens, seguir as setas e os ícones que vão surgindo, seguindo a linha narrativa de forma cronológica, do Passado para o Presente, ou escolher o percurso numa visita ao sabor da própria vontade, saltando entre temas, memórias e diferentes tempos.

Um documentário interativo (ou webdoc) é uma nova forma de contar histórias, que reúne várias ferramentas multimédia – vídeo, fotografia, animação, entre outras – numa plataforma de distribuição livre e direta. O novo conceito é um sucesso em vários países.

 

Ivo Rocha da Silva é o autor da ideia original, desenvolvida com Inês Teixeira e a equipa da Ocidental Filmes, com consultoria e participação especial de Elisa Calado Pinheiro

A realização é de Inês Teixeira e a conceção e design da plataforma é da MajorTom.

Para a produção do projeto, a Ocidental Filmes teve o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual e a colaboração da Câmara Municipal da Covilhã, do Museu de Lanifícios e da Universidade da Beira Interior.